Laboratorio Otico Rigor Sobre o Laboratorio Rigor Lentes, equipamentos Processo de Surfaçagem, Processo de Coloração e Tratamento Anti-risco, PRODUÇÃO – Montagem Fique de Olho noticias Area do Cliente contato

Noticias Laboratório Ótico Rigor

23/10/2006

Óculos emitem sinais para deficientes visuais

Brasília - Um experimento feito por alunos do ensino médio de uma escola pública de Sobradinho, cidade-satélite do Distrito Federal, chama a atenção na 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Eles desenvolveram um óculo-sonar que emite sinais para os deficientes visuais quando eles estão próximos de obstáculos, evitando que eles se choquem. Os óculos têm um sensor que calcula a distância entre a pessoa e o objeto e gera um som cuja intensidade varia de acordo com a proximidade.

O equipamento também pode ser usado por pessoas que tenham ao mesmo tempo deficiência visual e auditiva. Neste caso, o aparelho emite uma vibração.

O coordenador do projeto, professor Antônio Jacó de Souza, explica que os óculos funcionam como um complemento da bengala, pois evita o choque com objetos mais altos que não são percebidos pela bengala, como orelhões e placas de sinalização.

Os autores do projeto aplicaram os conhecimentos aprendidos no Programa Robótica com Sucata. Segundo Souza, o interesse pela ciência cresceu de forma unânime entre os estudantes.

“O projeto vem estimular talentos e oportunizar carreiras. Pela experiência que tiveram com a atividade de robótica, os estudantes estão mais otimistas, motivados, com mais criatividade”.

Na avaliação do professor, a atividade mostra que ciência pode ser desenvolvida em um laboratório simples e estar a serviço da comunidade. “Conseguimos desenvolver algo que é benéfico para a comunidade. É uma forma de mostrar para o aluno que podemos oportunizar carreiras em um ambiente simples”.

Os idealizadores dos óculos-sonar já entraram com pedido de patente. A intenção, de acordo com Souza, é que o equipamento se popularize. Segundo ele, o óculo pode ser montado em qualquer oficina, com custo de aproximadamente R$ 200.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e vai de hoje (16) a 23 de outubro.

Fonte: Jornal da midia (16/10/06)